Como bem sabemos, nos dias de hoje não são necessários grandes conhecimentos técnicos para produzir e utilizar imagens, pois as câmeras digitais e os computadores estão ao alcance de todos. No entanto, algumas informações básicas são essenciais mesmo para quem não é profissional da área. E para os que são, talvez esse post seja ainda mais útil, pois poderá ser indicado para aqueles que insistem em pedir um layout para mídia impressa usando foto de internet e não conseguem entender os requisitos de tamanho e resolução para diferentes aplicações. Para isso, tentarei explicar tudo de maneira simples e clara.
Pixel

As fotografias digitais são formadas por milhões de quadradinhos, aos quais chamamos de pixel, como pode ser visto nessa imagem bem ampliada. Quando se fala em medida em pixels, pretende-se saber quantos pixels existem na horizontal e quantos pixels existem na vertical. O recorte acima, por exemplo, mede 8 x 6 pixels.
Megapixel
Um megapixel é igual a 1 milhão de pixels. Quando se diz que a câmera faz fotos de 6 megapixels, significa que na superfície da imagem existem 6 milhões de pixels. E como toda medida de área, esta também é obtida pela multiplicação da largura pela altura. Ou seja, uma imagem que meça 3000 x 2000 pixels possui 6 megapixels.
Resolução
A unidade de resolução mais utilizada para fotografia é DPI, abreviação de dots per inch, que significa pontos por polegada em inglês. Uma imagem com 300 DPI possui 300 pontos em cada polegada de sua superfície, enquanto uma imagem com 72 DPI possui apenas 72 pontos em cada polegada. Desta maneira, quanto maior a resolução, melhor a qualidade da imagem, pois existem mais pontos concentrados no mesmo espaço, o que significa que os pontos são menores e menos visíveis. Para a imagem que será visualizada em tela (na internet, por exemplo) a resolução padrão é 72 DPI. Já para a maior parte das impressões é necessário que a imagem tenha 300 DPI. Por isso as fotografias encontradas na internet não ficarão boas quando impressas.
Resolução x tamanho
A resolução sozinha não significa muita coisa, ela precisa estar acompanhada das medidas da imagem (em centímetros mesmo). Para fazer uma ampliação 10 x 15 cm é necessário que a foto nesse tamanho tenha 300 DPI. Por exemplo, a foto seguinte tem 300 DPI e mede 4,23 x 2,82 cm. Para imprimi-la no tamanho 15 x 10 cm vamos colocá-la no tamanho final. Veja na segunda imagem que a resolução cai para 84 DPI.


 Se for impressa dessa maneira, os pixels da foto ficarão visíveis, o que chamamos de imagem “pixelizada”, mais ou menos como pode ser visto a seguir.

Note que a segunda imagem continuou com as mesmas medidas em pixels que a primeira, mas o tamanho em centímetros aumentou. Como? Com resolução menor, os pixels são maiores, apesar de a quantidade continuar a mesma. Portanto, a medida em pixel independe da resolução.
Uma imagem de 15 x 10 cm com 300 DPI possui 1772 x 1181 pixels, como mostra o quadro abaixo.

Como curiosidade, queria dizer que multiplicando a largura pela altura em pixels temos uma superfície com 2092732 pixels, ou pouco mais de 2 megapixels. Ou seja, para as pessoas que fotografam apenas por lazer e imprimem suas fotos com 15 x 10 cm, o tamanho mais comum, uma câmera com 3 megapixels seria mais do que suficiente.
Ampliação interpolada
Existe outra maneira de ampliar as imagens digitais, chamada de interpolação, que insere pontos semelhantes entre os já existentes, aumentando o número de pixels de maneira artificial. É possível ampliar a primeira imagem de 4,23 x 2,82 cm com 300 DPI para 15 x 10 com 300 DPI, ou seja, de 500 x 333 pixels para 1772 x 1181 pixels. Para isso os campos constrain proportion e resample image (para esses exemplos o software utilizado foi o photoshop) devem estar marcados, como no quadro acima. No entanto, todos esses pixels serão acrescentados pelo software e o resultado visual não será bom, mais ou menos como na imagem a seguir. Existem maneiras de conseguir ampliações interpoladas de melhor qualidade, mas o ideal para um trabalho profissional é contar com fotografias com tamanho original suficiente para o uso que se pretende fazer.

O que devemos lembrar sempre:
- Imagens para internet possuem resolução de 72 DPI.
- Para avaliar o tamanho da imagem para internet ou a qualidade de qualquer imagem é necessário visualizá-la com 100%.
- Imagens para  impressão geralmente devem ter 300 DPI com o seu tamanho final. No entanto, existem tipos de impressão que exigem outras resoluções, como, por exemplo, banners e outdoors.
- Se a imagem for de tamanho insuficiente, será feita uma ampliação interpolada, que insere pixels “artificialmente” e não dá bom resultado.
- A resolução adequada não garante a qualidade da imagem, pois muitas câmeras amadoras e mesmo as profissionais, quando usadas em determinadas situações de iluminação, produzem fotografias com ruídos. Nesses casos, reduzir seu tamanho pode ser a solução.
Related posts: